AvO-CVmrBqOKrmF3w0aNZG3LXysWcgwWWqJMlftmwBj6 (1)O presidente da Comissão Senado do Futuro,  senador Wellington Fagundes (PR-MT),  participou nesta terça-feira, 19, da solenidade de abertura do ‘5º Congreso del Futuro’, em Santiago (Chile). O senador Cristóvam Buarque (PDT-DF) será um dos palestrantes.  Promovido pelo Congresso Nacional do Chile, o evento contou com a presença da presidente Michelle Bachelet. A palestra inicial foi proferida pelo filósofo americano Michael Sandel, escritor, professor universitário e ensaísta, que ficou reconhecido internacionalmente pelo seu livro “Justiça – O que é fazer a coisa certa”.

Com o tema “As Decisões de Amanhã são Agora”, o ‘5º Congreso del Futuro’ conta com a participação de quatro vencedores do prêmio Nobel. São eles: Kailash Satyarrhi, vencedor do Nobel Paz de 2014; Aaron Ciechanover, que ganhou o Nobel de Química em  2004;  Ada Yonath, vencedor do Nobel de Química de 2009, e Steven Chu, Nobel de Física em 2007. A eles se juntam pesquisadores e humanistas nacionais e internacionais, que exploram as questões relevantes para o futuro do planeta.

Entre outros participantes renomados estão Hiroshi Ishiguro, que pretende “humanizar” os androides; Lisa Kaltenegger, que está liderando a busca por exoplanetas; Chris Rapley um dos principais pesquisadores da Europa em mudanças climáticas e co-autor da peça “2071, O Mundo que Vamos Deixar para Nossos Netos “; e Ernesto Joselevich, um dos maiores especialistas do mundo em nanotecnologia.

O senador Cristóvam Buarque proferirá palestra no painel sobre Educação do Século XXI. Buarque foi ministro da Educação e um dos idealizadores da Comissão Senado do Futuro. Ele é apontado como uma das figuras ilustres do Congresso no evento.

Wellington se mostrou entusiasmado com o nível do ”Congreso del Futuro”. Segundo ele, além da interação sobre os diversos temas, o evento permite adquirir experiências que possam ajudar no desenvolvimento de ações do Parlamento Brasileiro, através da Comissão Senado do Futuro,  na busca da construção de uma sociedade justa e sustentável.

Nesta quarta-feira, 20, Wellington participa de três painéis de debates: “A Sociedade se Adaptará aos Desafios Climáticos?”, com Chris Repley e Streven Chu;  “Século XXI: Medicina para todos?”, com Pamela Aroca Cayunao, Scot Ebbingshaus, Peter Seeberger e Guilaume Leroy; e “Em Direção a uma Sociedade Pós Carbônica?”, com Ricardo Amoroso e Ignácio Galindo.

Ao todo, serão seis dias em que mais de 90 expositores, além dos quatro prêmios Nobel, irão responder – de acordo com suas visões – as questões colocadas para o futuro em diversas áreas macro, tais como: Inteligência Artificial; Mudanças climáticas; Prolongamento da vida; Empresa conectada; Educação Século XXI, entre outros.

Da Assessoria