Teve início na segunda-feira em Mato Grosso mais uma etapa de Oficinas Interlegis, programa do Senado Federal destinado a modernização do poder Legislativo no Brasil.

Essa etapa se desenvolve na cidade de Rondonópolis, com a participação de 14 câmaras municipais dos municípios que formam  a região Sudeste do Estado.

O evento acontece no laboratório do Instituto Federal de Mato Grosso e numa parceria com a Assembléia Legislativa e Câmara Municipal.

Este é o quarto evento do Interlegis em Mato Grosso.

Já ocorreram oficinas em Cuiabá, Sinop e Barra do Garças e agora chega a Rondonópolis.

Durante toda a semana, dirigentes legislativos e assessores  estarão conhecendo o Portal Modelo, que facilita a criação e publicação, pelas câmaras municipais, de seu próprio site na internet, assim como o sistema de Apoio ao Processo Legislativo, que orienta a gerenciar o conteúdo desse site.

Haverá durante toda a semana palestras sobre o Programa de Modernização do Legislativo como “A importância dos marcos jurídicos e da sua atualização; e o “Municipalismo em primeiro lugar: fomento aos municípios e pacto federativo”, que ocorrerão na Câmara Municipal de Rondonópolis.

Quero cumprimentar toda a diretoria do Interlegis, na pessoa de Helder Rebouças, diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro, o IBL,  por oportunizar mais uma vez essa rodada de difusão de conhecimento, permitindo a melhoria e qualificação dos nossos legislativos.

Também cumprimento assessores e consultores do Interlegis, que, ao nosso pedido, sempre estiveram prontos a realizar essas oficinas.

Na nossa programação para levar esse trabalho de atualização e modernização das Câmaras Municipais, vale destacar, ainda pretendemos este ano realizar mais uma oficina Interlegis, na cidade de Cáceres, entre os dias 5 e 9 de junho.