O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou nesta terça-feira, 16, que o governo deve lançar no próximo mês um edital para criação de cursos de medicina no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. O ministro respondia a cobrança feita pelo senador Wellington Fagundes, sobre a necessidade de ampliar a oferta de cursos da área em municípios-pólo do interior, como Barra do Garças.

O questionamento de Wellington aconteceu durante a reunião da Comissão de Educação do Senado, onde o republicano criticou a má-gestão feita pelo Governo do Estado com relação à saúde pública. Segundo ele, o Estado vive momentos de “convulsão social”.

“Quero registrar que essa é uma das principais maneiras de ampliar o atendimento médico na região.Por isso peço atenção especial à questão de Barra do Garças, um município pólo que faz divisa com Goiás e recebe pacientes inclusive da Bolívia, atendendo quase 5 milhões de hectares”, solicitou Wellington.

O ministro afirmou reconhecer a importância da cidade para o desenvolvimento da região e o atendimento em saúde, ao afirmar que é evidente que as cidades como Barra do Garças terão a oportunidade de, a partir da iniciativa de entidades de educação superior para ofertar e concorrer dentro dos princípios do próprio edital. “Isso foi retomado após a paralisação do Tribunal de Contas da União, fato já vencido e que se encontra em andamento”, assegurou Mendonça Filho.