DIA DOS PROFESSORES

Home / Pronunciamentos / DIA DOS PROFESSORES

 

Senhor presidente

Senhoras e senhores senadores,

Em meu Estado, Mato Grosso, faz parte da cultura local planejar o plantio, executar a semeadura e colher frutos que garantem o desenvolvimento.

Nada mais correto do que utilizar esta metáfora neste plenário, já que no próximo domingo celebramos o  Dia do Professor, que é o profissional responsável pela semeadura de ideias e a colheita do progresso nos seres humanos.

Cada professor é um nobre apaixonado pela arte de aprender, e principalmente compartilhar informações. Sem essa paixão pelas ideias
e pela partilha das mesmas, cada professor ou mesmo aspirante a docente não conseguiria despertar o entusiasmo em seus alunos.

Ensinar não é somente a prática de repassar dados ou informações, mas sim de conquistar inteligências! Quem compartilha o que sabe, muda a história de quem aprende!

O saber precisa ser uma paixão e uma busca constante, já que se renova a cada geração. Ainda assim, temos de preservar o que foi descoberto nas gerações passadas, para podermos colher no futuro novas experiências.

Valorizar o profissional da educação é imperativo nos dias de hoje, em momentos de crise e principalmente em dias onde precisamos acreditar
no potencial brasileiro de se reerguer.

Mas essa paixão só permanece nos profissionais do Ensino se existirem condições adequadas de salário, de jornada, de ambiente de trabalho, enfim,
tudo o que permeia a sua vida, desde o momento em que ele decide passar para frente o que aprendeu.

É preciso haver ainda garantias à especialização, à renovação profissional, para que seus estímulos se tornem respostas ainda mais efetivas.

Ouso dizer que nenhum de nós, parlamentares, tomadores de importantes decisões, estaríamos aqui se não fosse os ensinamentos
que aprendemos na mais básica educação.

Penso que esta é a oportunidade ideal para agradecer o carinho e dedicação a todos os professores que tive durante toda a minha vida. A todos vocês o meu muito obrigado!

Se não fosse pela existência de cada um dos professores e professoras. Pela dedicação de figuras icônicas de nossa Academia, e claro, pessoas simples como as minhas irmãs Clotildes e Cirani, ambas professoras de muito talento e dedicação.

Pois é em nome delas que parabenizo todos os docentes de nosso país, pela sua coragem, pelas suas conquistas e principalmente pela sua paixão e crença em nosso amanhã.

É o que tinha a dizer. Obrigado!