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REFORMA DOS PORTOS: A 2ª ONDA

REFORMA DOS PORTOS: A 2ª ONDA

** Wellington Fagundes Nada mais justo que comemorarmos os significativos progressos alcançados nos últimos anos pelo comércio exterior brasileiro, com destaque para a elevada competitividade internacional do agronegócio – e isso graças, em grande medida, ao desempenho estelar da agricultura e da pecuária mato-grossenses. Um outro fato, este menos ‘visível’, mas igualmente merecedor de registro e celebração, é a contribuição, para esses êxitos, da primeira onda de reformas do marco legal e regulatório dos portos brasileiros, iniciada na primeira metade da década de 90, durante o governo do saudoso presidente Itamar Franco.  Essa modernização, baseada no reconhecimento do protagonismo tecnológico...

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Trilhos, as condições estratégicas para MT

Trilhos, as condições estratégicas para MT

 *Wellington Fagundes O trabalho de mobilização que estamos realizando – em convite já estendido aos articulistas interessados no desenvolvimento de Mato Grosso – tem nos revelado situações muito importantes. Uma delas diz respeito à vontade coletiva de participação nesse projeto de relevância histórica para nosso Estado. Nas últimas semanas recebi, com entusiasmo, questionamentos sobre o andamento real do processo de chegada dos trilhos da Ferrovia Vicente Vuolo (Ferronorte) a Cuiabá. Muitos querendo uma interação maior – o que nos leva a crer que estamos, assim, no caminho certo. Como já explicitado aqui em artigos anteriores, a extensão dos trilhos da...

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Trilhos, por um novo ciclo econômico!

Trilhos, por um novo ciclo econômico!

Wellington Fagundes O esforço pela ampliação dos trilhos da Ferrovia ‘Senador Vicente Vuolo’ até Cuiabá representa a primeira etapa de um planejamento estratégico completo, que visa um salto fenomenal de Mato Grosso para um novo ciclo econômico. Representará estímulos essenciais à industrialização e abertura de novas oportunidades, fundamentalmente com geração de emprego a partir de novos empreendimentos, desenvolvendo a região Centro-Oeste como um todo. A integração e o fortalecimento de Mato Grosso como grande produtor de commodities agrícola passam, necessariamente, pelo transporte intermodal que teria Cuiabá como principal polo de articulação. Portanto, a ferrovia colocará Mato Grosso no caminho da...

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Trilhos, depende de nós!

Trilhos, depende de nós!

Wellington Fagundes* Conversei nesta semana com um grupo de articulistas – dos principais veículos de comunicação do Estado – para propor uma união de esforços em favor da ampliação dos trilhos da Ferrovia Vicente Vuolo (Ferronorte), em Rondonópolis, onde está localizado o maior terminal ferroviário de carga da América Latina, até a nossa Capital, Cuiabá – maior centro econômico do Estado, que detém um Produto Interno Bruto (PIB) superior a  R$ 21 bilhões e renda per capita na faixa de R$ 36,5 mil e depois chegando à SINOP onde será o grande entroncamento rodoferroviário. Ideia bem acolhida! E como dei...

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Tributária, a justa reforma!

Tributária, a justa reforma!

*Wellington Fagundes No começo de agosto chega ao Senado Federal a Proposta de Emenda à Constituição que trata da chamada ‘nova Previdência’. É a tábua de ‘salvação do Brasil’? Lógico que não! Mas precisa ser feita. O professor de Direito Previdenciário do Ibmec, Fábio Zambitte, explica que os indicadores econômicos são robustos no sentido de que gastamos demais, para uma população majoritária de jovens e adultos. Ele ressalta que a demografia também não ajuda ao apontar o rápido envelhecimento da população. “Tudo isso assinala a inviabilidade futura do sistema previdenciário nacional” – ele prevê, destacando que a reforma “tem foco...

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Idosos: contra a invisibilidade, nenhum passo atrás!

Idosos: contra a invisibilidade, nenhum passo atrás!

Artigo Wellington Fagundes Neste sábado celebraremos o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Definitivamente, esta data não possui, de fato, algo a se celebrar.  Apesar dos esforços que temos empreendido no Congresso Nacional pela causa, os números não mentem quanto a invisibilidade que ainda assombra essas pessoas que mais precisam. Há 4 anos, vim a esta tribuna denunciar números absurdos, que pouco tem mudado. E repeti-los me entristece profundamente. São 5 denúncias de violência contra os idosos, registradas a cada hora em nosso país. E o pior, mais de 70% dos suspeitos denunciados tem parentesco direto...

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Nova vitória do municipalismo

Nova vitória do municipalismo

*Wellington Fagundes Na última terça-feira, 10, o movimento municipalista comemorou mais uma expressiva vitória. Foi a sanção do Projeto de Lei que altera a distribuição da `Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos entre União, Estados e Municípios’. É de se enaltecer os prefeitos e entidades representativas, como a Confederação Nacional dos Municípios, a CNM, que até o último instante do prazo final para a manifestação presidencial, ao lado dos parlamentares, lutou pela sanção dessa matéria, com intenso trabalho de mobilização. Em Mato Grosso, a medida sancionada pelo presidente beneficia diretamente 14 municípios. São eles: Alta Floresta, Aripuanã, Barra do...

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Vitória da união e do trabalho

Vitória da união e do trabalho

A sanção do projeto de lei aprovado pela Câmara e pelo Senado, já no fim de 2017, pelo presidente Michel Temer, liberando o pagamento do Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações (FEX), garantiu a Mato Grosso pouco mais de R$ 499 milhões, dos quais R$ 124 milhões foram entregues diretamente aos municípios. Essa é uma vitória que traduz a união de esforços e do trabalho intenso e articulado de vários parlamentares brasileiros. Destaco na Câmara, em nome da nossa bancada, o deputado Fábio Garcia, relator, e no Senado, a senadora Lúcia Vânia (GO), grande parceira neste tema. A luta pela...

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A terra como fator de desenvolvimento social

A terra como fator de desenvolvimento social

  Wellington Fagundes* Desde os tempos do Brasil colônia, Mato Grosso ocupa lugar estratégico quando se trata da ocupação de terras, quer para definir a fronteira com as colônias espanholas (século XVIII), quer para preencher vazios populacionais e garantir a soberania nacional, como se deu com a chamada “Marcha para o Oeste”, durante o governo Getúlio Vargas. Até então, a história da ocupação das terras no Brasil era baseada no latifúndio  e as mudanças na estrutura agrária do país começaram nas décadas de 1950/60. Mais recentemente, a estratégia incluiu o estímulo à migração de produtores rurais que enfrentavam crises no...

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Passo a passo – Governo Federal autoriza concessão de aeroportos em MT

Wellington Fagundes cobra conclusão de obras no aeroporto em Cuiabá Fonte: Agência Senado Data: 19/05/2015 Acesse AQUI       Aeroporto Marechal Rondon será privatizado e deixará de ser o pior do país Fonte: Mato Grosso Notícias Data: 17/04/2016 Acesse AQUI      Relatório de Wellington Fagundes recomenda concessão de aeroportos de MT em “lote único” Fonte: Primeira  Hora Data: 30/03/2017 Acesse AQUI     Comissão promove seminário sobre aviação regional no Mato Grosso Fonte: Agência Senado Data: 11/11/2016 Acesse AQUI  Governo Federal quer aeroportos de MT em próximo lote de concessões Fonte: ViaTroleBus Data: 31/03/2016 Acesse AQUI

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Na dúvida, a eficiência

Na dúvida, a eficiência

Em Mato Grosso, a Saúde padece por conta da indecisão e da inabilidade em aplicar recursos já existentes em obras que estão paralisadas ou em ritmo muito lento. Inclusive em serviços que já existem ou contam com projetos perfeitamente executáveis, e isso é inadmissível. Insisto em dizer que obras inacabadas só servem para prejudicar a população, pois representam prejuízos de ponta-a-ponta: desde sua paralisação total à retomada, por conta dos custos de desmobilização, manutenção (quando fazem) e nova mobilização. Como já cobrei anteriormente, na nossa capital Cuiabá, o “novo” Hospital Universitário Júlio Muller, na rodovia que liga a capital a...

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Planejamento e prioridades: urgências na Saúde

Planejamento e prioridades: urgências na Saúde

  Wellington Fagundes* A boa prática ensina que o planejamento é essencial para a eficiência na execução e a obtenção de resultados. No setor público, nem sempre essa prática é adotada. Pelo menos é o que se supõe quando nos deparamos com obras inacabadas em todas as regiões do Brasil. Calcula-se que elas cheguem a 20 mil e que representem um prejuízo de R$ 1 trilhão para os cofres públicos. Pior que o prejuízo em termos financeiros são os resultados para a população, que vai perdendo a esperança e a credibilidade na eficiência da gestão pública, comprometendo ainda a qualidade...

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