Trezentos e quarenta quilômetros separam os municípios de Nova Lacerda e Cáceres, na região Oeste de Mato Grosso. Essa é a distância percorrida, nesta segunda-feira, por Maria Rodrigues e Daniela Nonato, funcionárias da Câmara Municipal de Nova Lacerda, para participar das oficinas Interlegis em Cáceres. Durante a semana, as duas, juntamente com técnicos de outras câmaras, estarão recebendo cursos de capacitação do Portal Modelo e do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.

O presidente da Câmara, Joventino Dalabenetta, fez questão de trazer as duas funcionárias. “A qualificação de nossos servidores contribui para fazer um Legislativo melhor”, disse.

Criado pelo Senado Federal e oferecido gratuitamente para câmaras municipais em todo o Brasil, o Interlegis é considerado o maior programa de modernização do Legislativo em toda a América do Sul.

O Portal Modelo possibilita a criação de portais personalizados, na internet, para as câmaras municipais. Já o Serviço de Apoio ao Processo Legislativo permite a automação de todo o processo legislativo, inclusive do painel de votação.

Além desses dois programas, o Interlegis oferece vários produtos e serviços, inclusive cursos à distância, treinamentos presenciais e ferramentas tecnológicas.

Em Mato Grosso, essa é a quinta oportunidade oferecida às câmaras municipais e quem viabiliza as oficinas é o senador Wellington Fagundes (PR-MT). “Já fizemos em Cuiabá, Sinop, Barra do Garças e Rondonópolis. Agora, é a vez de Cáceres e contamos com a parceria da Câmara Municipal e da Universidade Estadual de Mato Grosso”, lembra.

O presidente da Câmara de Cáceres, professor Domingos Oliveira dos Santos, também levou vários funcionários para participar das oficinas. “Queremos um Legislativo moderno”, disse.

Na sexta-feira, as oficinas são encerradas com palestras na Câmara Municipal de Cáceres. A primeira delas é sobre o Programa de Modernização do Legislativo, que estará sob responsabilidade do diretor da Coordenação de Planejamento e Relações Institucionais do Interlegis, Francisco Biondo. Ele também falará sobre o Cerimonial no Ambiente Legislativo. Em seguida, falará Helena Assaf (consultora de Orçamento do Senado Federal) com o tema “A importância dos marcos jurídicos e da sua atualização.

O senador participa do encerramento nesta sexta-feira, às 09 horas.